The Tormentos. 20 anos na crista do tsunami!


The Tormentos. 20 anos na crista do tsunami!

Os reis do surf de Buenos Aires: duas décadas de reverberação com um ritual selvagem..

Por que nos sentimos tão atraídos pela surf music? Que ingrediente único conterá este exótico cocktail sonoro para cativar até aqueles de nós que nunca conseguiram ou, pior, nem se atrevem a subir numa prancha no mar? Será que, precisamente, esta música tem o poder de nos transportar para lugares onde nunca estivemos verdadeiramente?

OsThe Tormentos podem não ter a resposta para tal enigma. Mas são eles que, desde Buenos Aires, na Argentina – uma cidade elétrica, mesmo sem praia – têm suado com mais teimosia as camisas de boliche e, consequentemente, os últimos 20 anos em busca de alguma pista convincente. E é preciso dizer: ao longo do caminho surgiram com um repertório, nada revelador, de joias do surf music capazes de confundir os limites da realidade e da fantasia, como – sabemos bem disso – só o melhor rock & roll consegue fazer. isto. Nem toda música instrumental com guitarras elétricas é surf.

Nem toda música instrumental com guitarras elétricas é surf. Nem mesmo qualquer versão de clássicos como “Pipeline” ou “Wipe Out” o é. Acontece que o surf é um estilo para domar, não apenas para executar e muito menos para reproduzir. Nesse aspecto, não por acaso, neste gênero? arte? Funciona tal como o seu desporto de referência, que consiste em dominar as ondas ou, pelo menos (nada menos), fundir-se com a natureza, com o que é incontrolável por definição, por alguns momentos sublimes, tão técnicos quanto mágicos.



Os The Tormentos têm a técnica e a magia. Talvez depois de selar um pacto com alguma divindade no comando das remotas marés do Pacífico, o quarteto (em sua formação variável ao longo de duas décadas) conseguiu controlar o groove da base e a pulsação das tradicionais guitarras surfistas, de. suas inflexões mais sutis até suas explosões de áudio mais bestiais. Tais presentes os impulsionaram internacionalmente: permitiram-lhes fazer turnês pela Europa, lançar suas músicas no México ou no Brasil, participar de festivais nos locais mais remotos, conviver com luminares internacionais como The Phantom Surfers, Los Straitjackets e o próprio californiano Fuzz King Davie Alan (!)). Em outras palavras, os Tormentos sabiam como ganhar sua passagem para o estreito círculo vermelho dos discípulos de Dick Dale ao redor do planeta.

É curioso como a música sem palavras comunica sensações tão diversas e claras. Nos LPs e concertos dos Tormentos há vertigem e há intriga; Pode haver consolo sob a influência da brisa do mar ao entardecer, assim como pode haver uma hecatombe típica da noite mais confusa, com os pés na areia e a cabeça em outros mundos, outros sons.

Então… Por que gostamos tanto de The Tormentos? Que ingrediente único conterá o exótico coquetel sonoro por trás de maravilhas como “Dragstrip Night” ou “Paraíso Natural”? Talvez o consigamos decifrar durante o ritual com que estes quatro cavaleiros da reverberação celebram, em Outubro, os seus primeiros vinte anos na crista do tsunami. Ou talvez nunca saberemos qual foi o plano macabro por trás de tudo isso e só teremos que... aproveitar.
Texto: Daniel Flores.

Escuta The Tormentos no Spotify: https://open.spotify.com/artist/788H4Wpto003NzzZVZeeaz


Olha The Tormentos 2.0 Aniversario - Niceto Club. (Blur FX Version) no YouTube: youtu.be/zVKE2ACijY0


Olha “Dragstrip Night” no YouTube: youtu.be/_5WweD3leik


Olha “Il Diavolo In Corpo” no YouTube: youtu.be/gzL1T98Bmww


Olha “Paraíso natural” no YouTube: youtu.be/zVKE2ACijY0


Baixa o Presskit aqui AQUÍ

Mais informações sobre The Tormentos:

Os The Tormentos representam o expoente mais importante da surf music na Argentina. Ser o primeiro em 2001 a recriar um som – que, longe de ser um mero exercício de gênero, é o resultado de uma pesquisa apaixonada sobre como usar equipamentos valvulados e instrumentos vintage – que soa fresco, divertido, dançante e rock ao mesmo tempo . Quatro álbuns de estúdio, turnês pelo México, Brasil, Chile, Uruguai, Europa e 20 anos de estrada de uma banda intensa, dançante, divertida, enfim, a trilha sonora ideal para a praia, a noite e a estrada.

The Tormentos são:

Dacho X Guitar
Marcelo di Paola Bass
Ignacio ¨Beachbreaker¨ Álvarez Guitar
Agustín ¨Beachbreaker¨ Álvarez Guitar
Lucas ¨El Cuki¨ Siri Drums

¡Segue os The TormentosRedes Sociais!
Facebook: facebook.com/tormentos
Instagram: @thetormentos
Twitter: @thetormentos

Mais informações sobreThe Tormentos, por favor, Contate-nos info@rockcity.com.ar!

Comentarios